A IBM está reestruturando sua divisão de hardware, que passará a se organizar por tipos de cliente e não mais por produtos, numa mudança que marca o maior realinhamento da unidade em 15 anos. Em um memorando interno, o chefe da divisão, William Zeitler, disse que a mudança fortalecerá a capacidade da IBM de desenvolver produtos e vender tecnologia para pequenas e médias empresas.
A maior parte das operações da IBM está voltada para as grandes corporações e para os governos, mas a companhia tenta aumentar as vendas de serviços, software e servidores às pequenas empresas, cujas compras de tecnologia crescem num ritmo mais acelerado.
A IBM continuará a divulgar suas receitas com a venda de hardware conforme a divisão por tipos de produto, mas o realinhamento criará quatro segmentos de clientes, incluindo um para equipamentos destinados a grandes organizações e outro para pequenos e médios consumidores.
O terceiro segmento focalizará os "sistemas industriais" em varejo, telecomunicações e na área médica; e o quarto será voltado para a microeletrônica, atendendo à clientela dos microprocessadores customizados da IBM.
Para o analista Bob Djurdjevic, da Annex Research, o realinhamento deve ajudar a IBM a se mover mais rapidamente e de modo mais afinado com as necessidades dos pequenos consumidores. O chairman e diretor-executivo da companhia, Sam Palmisano, tem falado em "baixar o centro de gravidade da companhia", mas isso tem sido "basicamente retórica", segundo Djurdjevic.
Palmisano disse, no ano passado, que os pequenos e médios clientes podem brevemente se tornar o principal segmento de vendas da IBM, ultrapassando a área de serviços financeiros. As informações são da Dow Jones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário